Pular para o conteúdo
Início » Qualidade de vida: 15 dicas, o que é, conceito e fatores

Qualidade de vida: 15 dicas, o que é, conceito e fatores

O que é qualidade de vida? Como podemos aplicá-la em nossa rotina?

Pode até parecer que sabemos o que é qualidade de vida, pois intuitivamente conhecemos o seu conceito, porém, como de fato podemos ter qualidade de vida e usufruir de seus benefícios?

Para entender mais sobre isso e responder diversas questões, criei esse guia com mais de #15 dicas importantes e úteis que irão te ajudar a ter mais qualidade de vida.

Confira aqui vídeos sobre qualidade de vida, indicação de livros e muito mais!

Veja os temas que irei abordar:

Sumário

O que é qualidade de vida

Qualidade de vida é um conjunto de fatores que envolvem e afetam a vida humana em diversos aspectos como o bem estar físico, mental e espiritual.

Fato é que, muito mais do que saber o que é e qual a definição de qualidade de vida, devemos aprender a aplicá-la em nossas vidas.

Por isso continue lendo, pois neste artigo separei dicas extremamente úteis para você aplicar na sua rotina e que vão ajudar muito a melhorar sua qualidade de vida.

Conceito de qualidade de vida

O conceito de qualidade de vida é bem abrangente e não se trata apenas da saúde física e bem estar, envolve muitos fatores.

Ter e estar em um bom estado psico-emocional, relações sociais com amigos e familiares, sua relação com o trabalho e até mesmo com o meio ambiente, interferem e muito na sua qualidade de vida.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a OMS o conceito de qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

Qualidade de vida e saúde

Falar de qualidade de vida e não falar de saúde se torna quase impossível, pois elas andam lado a lado.

Portanto, podemos dizer que buscar melhorar nossa saúde física e mental, também contribui para melhorar nossa qualidade de vida.

Quando falamos de saúde, podemos dividi-la em saúde física e saúde mental.

Saúde Física

Nosso corpo não foi criado para ficar parado, atividades físicas irão contribuir para uma vida saudável e em equilíbrio.

A lista de benefícios da atividade física para a saúde é grande e inclui inúmeros benefícios para o bom funcionamento do organismo:

  • Diminui o nível de stress e ansiedade
  • Reduz o risco de doenças cardíacas
  • Melhora o sono
  • Reduz nível de gordura corporal
  • Fortalece nosso sistema imunológico
  • Regula os gastos energéticos
  • Controla a pressão arterial

Procure encontrar uma atividade que você goste, seja uma caminhada, ou andar de bicicleta, o importante é que se torne uma rotina na sua vida para que traga todos os seus benefícios.

Saúde mental

Cuidar da nossa mente, é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas. 

Tão importante quanto cuidar do nosso corpo, devemos nos preocupar em estarmos bem emocionalmente, afinal, a saúde mental está relacionada diretamente à qualidade da interação individual e coletiva. 

Podemos conseguir também muitos benefícios quando cuidamos bem da nossa saúde mental:

  • Melhoramos nosso estado de humor
  • Nos ajuda na convivência coletiva
  • Combate o desânimo 
  • Aumenta nossa auto-estima

Procure ajuda médica se não estiver se sentindo bem emocionalmente, converse com alguém se for o caso, mas não ignore sinais de que se sente mal.

Hoje em dia existem muitos profissionais voltados para essa área e muitos tratamentos disponíveis que podem te ajudar a cuidar da sua saúde mental.


Neste artigo, falarei mais sobre dicas para melhorar a qualidade de vida que consequentemente contribuem bastante para a saúde mental.

Como incluir uma atividade física na sua rotina

Muito se fala sobre a importância da atividade física, os benefícios atingem os corpos físico, mental, emocional e até mesmo o espiritual.

Praticar regularmente uma atividade física eleva a energia corporal, relaxa, ajuda na perda de peso etc. E esse tem sido o problema para muitas pessoas. Porque muito se fala e se ouve, mas pouco tem sido feito.

Algumas pessoas sabem dos benefícios porque ouvem muito a respeito, porém nada fazem por si mesmas. Vivem procrastinando a atividade física e o resultado todos estão cansados de ouvir: hipertensão, sobrepeso, depressão, cansaço, estresse etc.

Podemos encontrar três tipos de pessoas: As que fazem, as que não fazem e as que fazem de vez em quando. Que tipo de perfil você se encaixa? E o mais importante: O que fazer a respeito para melhorar seu relacionamento com a atividade física?

Para quem quer de uma vez por todas incluir exercícios saudáveis no seu dia a dia seguem 7 dicas para mostrar que é mais fácil do que se imagina e não requer muito tempo para se ter saúde.

1. Não precisa ser muito tempo

Em uma entrevista na televisão sobre gestão de tempo e perda de peso, a médica convidada trouxe uma informação muito interessante sobre qual o tempo mínimo que uma pessoa precisa praticar por semana para ser saudável.

A pesquisa revelou que bastam apenas 15 minutos três vezes por semana. Obviamente que a ciência quis provar qual o mínimo do mínimo do mínimo necessários.

A conclusão é muito simples: Não há desculpa, porque todo mundo gasta mais do que quinze minutos com tempo desperdiçado!

2. Reconhecer a importância

Precisa? Já não foi falado muito? Você não está cansado de saber? Então pare de desculpas e faça, faça, faça!

3. Analisar na sua rotina quanto tempo é perdido com coisas desnecessárias

Todo mundo tem pelo menos 15 minutos. Até mais, se você realmente tiver como meta gerenciar bem o seu tempo para melhorar sua vida e sua saúde.

Faça uma análise criteriosa de como você usa o seu tempo durante uma semana. Quanto tempo você desperdiça? Quanto tempo com atividades inúteis?

Depois de reconhecida a maneira como utiliza seus minutos, você perceberá que dá para reservar bem mais do que trinta minutos por dia.

4. Criar uma rotina saudável de forma criativa

Recentemente uma outra pesquisa mostrou na televisão que caminhar por cinco minutos a cada uma hora e meia de trabalho ajuda na melhoria da disposição e da energia. Que tal levar aquele documento subindo a escada ao invés de pegar o elevador?

Já se sabe que é um mito achar que a queima de calorias só começa após 45 minutos de exercício. Ao correr por dez minutos, você queimará a quantidade de calorias correspondentes ao tempo de exercício praticado.


Pense em pequenos momentos que você pode aproveitar para criar uma nova rotina. Talvez deixar o carro na garagem e caminhar um pouco nos finais de semana… Não precisa ir na padaria de carro sempre né?

Crie grupos de exercícios, reúna seus amigos de trabalho e os incentive a fazer o mesmo. Faça uma tabela de controle e motivação, e nela você vai colocar o exercício feito, o dia e quantos minutos.

Deixe visível no seu setor. Será muito divertido.

5. Treinar de forma consciente

Você já deve ter visto centenas de carteiros gordinhos e sempre se pergunta “como?”. Eles andam o dia todo, por que não dá resultado?

Claro que responder a esta pergunta envolveria uma pesquisa, mas não é preciso ponderar muito, basta entender a fórmula das fórmulas para se emagrecer: queimar mais calorias do que as consumidas. Se o carteiro anda muito, mas se alimenta mal, caminhar não vai diminuir a gordura corporal.

O segredo para obter os melhores resultados, mesmo que você vá praticar por pouco tempo uma atividade, é utilizar toda a sua consciência. A meditação ajuda a tomar consciência de si.

Fazer um exercício de forma consciente é o que faz a diferença. Ou seja: Viva o exercício, sinta toda a consciência corporal!

O maior mito do fisiculturismo, Arnold Schwarzenegger, dizia que não bastava apenas levantar peso. Ele fazia os movimentos imaginando como queria que seus músculos se tornassem. Isso é unir mente e corpo com consciência.

6. Cuidar do corpo de forma alegre

Atividade física fica muito melhor quando feita com alegria. Muitas pessoas fazem pela obrigação, porque ouvem que é preciso para ser saudável, e acabam sentindo uma cobrança que tira a alegria.

Nem todos têm o perfil para serem atletas e se culpam por não gostarem de praticar. Por essa razão, é fundamental escolher bem o esporte ou atividade que vai trazer alegria. Se deixar de ir um dia na academia vai te fazer mais feliz, não vá.

Trate seu corpo com alegria, ele precisa de cuidados. Alimentar-se bem é uma forma de dar alegria ao seu corpo. Ame-o, afinal você e ele são um só! Amar é respeitar também os limites dele.

Durma bem, coma bem e não o force desnecessariamente.

7. Evitar a alta performance e os excessos

Equilíbrio e bom senso são essenciais para a prática saudável de exercícios. Estamos trabalhando ideias e formas criativas de aproveitar pequenos momentos para incluir uma atividade física, mas é claro que ter uma rotina regular traz muito mais resultados.

Contudo, há pessoas que para compensar a falta de tempo durante a semana, resolvem exceder os limites físicos e treinam por horas e horas. Isso muitas vezes acaba trazendo o inverso do que se espera, lesionam o corpo e acabam ficando mais estressados e cansados.

Outra coisa que tem se tornado comum nas academias são os treinos de alta performance.

Em busca de maximizar os resultados, o praticante acaba por fazer todos os treinos buscando alta performance, porém há riscos e nem mesmo os atletas profissionais fazem todos os treinos buscando a alta performance.

Mais uma vez temos que perceber os benefícios da regularidade e do equilíbrio, porque vale mais fazer constantemente e com alegria, que exceder os limites e frustrar-se com os resultados.

Qualidade de vida no trabalho

Também conhecida como QVT, a qualidade de vida no trabalho indica o índice de satisfação do colaborador no trabalho.

Pode ser medido a partir dos níveis de saúde e bem-estar, ambiente físico, interação social, crescimento pessoal entre outros.

Começando pelo princípio que qualquer empresa é feita por pessoas, nada melhor do que ter pessoas motivadas e engajadas não é mesmo?

Garantir uma boa qualidade de vida no trabalho faz parte de uma ação conjunta que envolve os gestores e os funcionários.

Papel da empresa

A empresa e seus gestores são peças fundamentais para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores dentro da empresa.

Um conjunto de ações é necessário para criar um ambiente que promova qualidade de vida, veja:

RH humanizado: o setor de recursos humanos de uma empresa é fundamental para garantir que todos os colaboradores tenham um ambiente de trabalho tranquilo e seguro, com tudo o que necessitam para exercer suas atividades.

O setor de RH também tem condições de adequar cargos, funções e salários justos para que todos os colaboradores se sintam valorizados e motivados a executar suas funções.

Segurança no trabalho: sem dúvida um dos principais pontos para uma boa qualidade de vida no trabalho é que os funcionários e colaboradores tenham segurança ao exercer suas funções.

É importante que a empresa ofereça uma jornada de trabalho justa, com equipamentos ergonômicos e em bom estado de conservação.

Ambiente organizado: é essencial ter uma clima organizacional, ou seja, um ambiente organizado de trabalho para que possa haver mais produtividade.


Muitas vezes, a maioria das pessoas passa muito mais tempo semanal no trabalho do que em casa e com isso, ter um ambiente organizado é muito importante para manter a qualidade de vida na empresa.

Papel do colaborador

Da mesma forma que a empresa deve oferecer recursos para manter e melhorar a qualidade de vida no trabalho, o colaborador pode e deve contribuir positivamente também para essa questão. 

Veja como:

Responsabilidade: atender as demandas e cumprir os prazos estabelecidos evita estresse e traz um ambiente de satisfação para toda equipe.

Portanto, ser responsável quanto a suas tarefas, a chegar no horário certo, evitando atrasos contribuem bastante para manter um clima agradável, mantendo assim uma boa qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Relações interpessoais: é essencial também manter uma relação de respeito com os colegas de trabalho e com os gestores.

Ter boas relações no trabalho traz uma ambiente mais acolhedor e agradável, melhorando nossa satisfação e assim ajudando a manter uma boa qualidade de vida no ambiente profissional.

Evite fofocas: manter conversas fúteis sobre seus colegas e gestores só piora e aumenta um clima desagradável no ambiente de trabalho.


Portanto, para colaborar com uma boa qualidade de vida no trabalho, devemos evitar fofocas e conversas desnecessárias focando apenas em realizar nossas tarefas e atividades.

É possível ter sucesso na carreira com qualidade de vida?

Você se recorda do filme Matrix? Nele, o herói Neo descobre que vive em um mundo artificial criado por máquinas e que para ir ao mundo real precisa tomar uma pílula vermelha. 

Será que não estamos vivendo algo semelhante a esse filme? Será que não nos tornamos escravos do dia a dia, sem tempo, sem qualidade de vida, sem realizações e com um monte de tecnologia nos dominando?

Essa matriz que vivemos possui dois eixos fundamentais, que correspondem a tudo que buscamos em nossa vida: resultado e equilíbrio. Em um dos eixos está o equilíbrio – tudo o que fazemos para aumentar nosso bem-estar. 

No outro, está o resultado – todos os objetivos que conseguimos alcançar. Em outras palavras, equilíbrio tem a ver com quem você quer ser e resultado, com o que você quer ter.

Se colocarmos esses dois eixos na matriz, teremos então 4 células que podemos associar a perfis individuais, momentos que passamos em nossa vida de acordo com as oportunidades, situações e escolhas que fazemos.

Em um extremo temos as pessoas que não têm nem resultados e nem equilíbrios em suas vidas. Vivem uma vida estressante, cansativa, com a sensação de que não conseguem nem sair do lugar e nem obter resultados financeiros, na carreira, acadêmicos, etc. 

É a célula que convencionei chamar de perdido, pois é o estado em que a pessoa se encontra.

No outro extremo, temos as pessoas que conseguiram alcançar um patamar na vida com resultados e equilíbrio abundantes, apesar de muita gente dizer justamente o contrário: que quanto mais crescemos na vida, menos tempo temos para família, saúde, lazer, esporte, etc. 

Felizmente, esse conceito não é verdadeiro, pois muita gente conseguiu chegar nessa célula da Matriz. Literalmente tomaram a pílula vermelha e vivem em outro ritmo.

Descobrir o que essas pessoas têm em comum foi um processo interessantíssimo. Dentre os pontos, podemos destacar:

Modelo mental: uma mente treinada para resultado e equilíbrio simultaneamente, ou seja, quando surge uma oportunidade, eles já pensam se terão as duas coisas ou como podem fazer para tê-las, caso contrário não é ideia para eles.

Entendimento: de que sua energia pessoal bem utilizada aumenta sua performance diária e isso aumenta o combustível da realização.

Discernimento: de filtrar as diversas ideias que surgem ao longo do dia e com isso estabelecer um plano de ação que não deixe margem aos próximos passos.

Observadores: eles sobem em conjunto com as pessoas que fazem a diferença na vida. Afinal de que adianta chegar no topo da montanha e não ter ninguém para comemorar ao seu lado?

As pessoas não fazem o que elas deveriam fazer, porque quando estão nas células erradas da matriz e sem parar para pensar, consomem todo tempo e a vida passa tão rápido, sem equilíbrio e resultado, que nem conseguem se dar conta. 

No livro Equilíbrio e Resultados, você vai encontrar vária cases das pessoas em suas diversas células, pesquisas e novos estudos sobre performance e vai descobrir que é possível ter equilíbrio e resultados na vida, sem dúvida.

9 sinais de uma má qualidade de vida

A vida é curta demais para fazer dela um rascunho. O tempo não é seu amigo, ele passa por você sem avisar ou pedir permissão, sabia? Por isso, priorize melhorar sua rotina em todas as áreas da sua vida.

E, por este motivo, selecionei entre as reclamações que vivo recebendo nas redes, aquelas que são geradas por coisas que você precisa dar um basta para melhorar sua qualidade de vida, veja

1. Emprego chato

Cansou do chefe? O emprego não te realiza? Não te ajuda a crescer profissionalmente? Não consegue mudar de área? Até quando você vai tolerar isso?

Mesmo em tempos difíceis o mercado ainda tem muita vaga disponível para pessoas de atitude. Se não tiver no mercado, talvez você possa tirar um velho sonho da gaveta e começar um plano B enquanto está no emprego atual.

O que não pode é investir a maior parte do seu tempo em algo que te deixa triste, frustrado, desmotivado e de saco cheio.

2. Saúde instável

Se você está sempre doente, sempre gripado, sempre com dor de estômago, é provável que seu corpo esteja falando algo que você não está querendo ouvir.

Talvez seu estresse esteja destruindo seu sistema imunológico, mas… até quando você vai permitir que isso aconteça? Vai precisar ficar na cama de um hospital para perceber que já passou da hora de dar um basta nisso?

Procure uma alternativa séria de tratamento, uma mudança de comportamento e uma vida mais equilibrada.

3. Falta de prazer

Não pode comer aquele chocolate que você ama? Não está conseguindo fazer aquela viagem dos sonhos? Não consegue mais ter um orgasmo com seu parceiro?

São tantos prazeres que a vida nos leva por falta de tempo, coragem, atitude, comprometimento, dizer não, etc.

O prazer em seu sentido mais amplo, rejuvenesce, aumenta sua felicidade, sua motivação, sua saúde. Rir é comprovadamente uma forma de viver mais e melhor.

4. Desorganização

A aplicação correta e persistente de um método como o da Tríade do Tempo podem ajudar você a ter um planejamento que dê mais resultados, menos tempo procurando informações que você já tem, reduzir o número de esquecimentos e por aí vai. 

Dê um basta de uma vez na sua desorganização, falta de tempo e urgências. Aprenda a ter mais controle do seu tempo.

5. Deixar seu importante para depois

Pense em algo que realmente deveria fazer e que traria muito resultado para a sua vida? Se é tão importante e traz bons resultados, por que não faz?

Provavelmente, pelo fato de que você só levanta a bunda do sofá quando a coisa se torna urgente, pois se acostumou assim. Infelizmente, meditação, praia, esporte, leitura, academia, amigos, dificilmente serão urgentes.

6. Redes sociais

Será que você está dedicando muito tempo para redes sociais e pouco tempo para as coisas que deveria realmente fazer? Em geral, nosso problema não é de tempo, é o mau uso daquele que temos.

Então, que tal parar de ler piadinhas para rir sozinho enquanto finge estar alegre diante de um conteúdo totalmente inútil, e arrumar motivos para sorrir de verdade?

7. Falta de leitura

Essa é uma reclamação tão frequente que as pessoas nem acham estranho comprar livros, deixar em casa e nunca ter concluído a leitura. Ler, na minha opinião, é uma das coisas mais importantes que deveríamos fazer.

A leitura nos faz sonhar, aprender, ter vontade de mudar, etc. Dê um basta nisso, escolha um livro, coloque-o na bolsa, no sofá… Prometa algo a alguém se não ler esse livro em um mês e apenas comece agora!

Agora, compartilhe comigo: O que você precisa dar um basta para ter mais qualidade de vida?

Deixe seu comentário no final deste artigo.

Benefícios de uma boa qualidade de vida

Sabemos que ter uma boa qualidade de vida afeta positivamente em muitos aspectos das nossas vidas, trazendo satisfação e bem estar.

Existem muitos benefícios que podemos adquirir quando temos uma boa qualidade de vida.

Por isso é importante mudarmos nossos hábitos e criarmos uma rotina para que possamos usufruir desses benefícios.

Vamos falar sobre alguns deles, veja:

  • Melhora na saúde: ter qualidade de vida nos proporciona ter uma saúde melhor
  • Menos estresse: conseguimos equilibrar nossas atividades e compromissos
  • Mais disposição: nos sentimos mais animados
  • Mais produtividade: melhoramos nossa performance

15 dicas de como melhorar a qualidade de vida

Com um pouco de esforço e dedicação é possível melhorar nossa qualidade de vida e adquirir hábitos que nos proporcionem mais bem estar e saúde.

Por isso separamos aqui 15 dicas práticas e úteis, confira:

1 – Alimentação saudável

Comer alimentos saudáveis e menos industrializados contribuem muito para melhorar nosso organismo.

Procure sempre opções leves e saudáveis, além de consultar um nutricionista,  que pode indicar uma dieta mais balanceada de acordo com sua rotina.

2 – Exercite-se

A prática de atividade física ajuda nosso organismo a combater inúmeras doenças, além de nos tirar do sedentarismo.

Manter nosso corpo em movimento é essencial para melhorar muitos aspectos da nossa saúde, como o sono e a disposição, o que, consequentemente, melhora muito nossa qualidade de vida.

3 – Tome sol diariamente

De acordo com o reumatologista Cristiano Zerbini, do Hospital Sírio-Libanês tomar sol aumenta a produção de vitamina D em nosso organismo, que é essencial para a formação dos ossos e dentes, absorção de cálcio e fósforo.

Além de estimular a produção de melanina, prevenir doenças e aumentar a sensação de bem-estar.

4 – Priorize uma boa noite de sono

Dormir em média de 8h por dia é muito importante para fortalecer nosso organismo no combate de infecções, ajuda no sistema auto imune e melhora nossa disposição.

5 – Separe trabalho e vida pessoal

É essencial manter um equilíbrio entre a responsabilidade no trabalho e a vida pessoal, senão, sem perceber, o estresse do trabalho começa a afetar outras áreas da sua vida.

Evite levar trabalho para casa. No caso de home office, procure não passar do tempo de sua jornada de trabalho.

6 – Cuide da sua mente

Não adianta apenas cuidar da saúde física se a nossa mente não estiver acompanhando esse processo.

Em um mundo corrido e turbulento que vivemos, é essencial acalmar a mente e cuidar da nossa inteligência emocional, por isso, procure um psicólogo se for necessário, mas cuide bem da sua mente.

7 – Elimine vícios

Manter vícios que prejudiquem sua saúde nunca serão benéficos para melhorar sua qualidade de vida.

Pode ser qualquer tipo de vício: bebida, fumo, mesmo substâncias químicas. ou até mesmo vício em jogos. Além de prejudicarem nossa saúde de forma absurda, é necessário eliminar isso para que se possa alcançar uma boa qualidade de vida.

8 – Priorize seu tempo de descanso

Vivemos em um mundo corrido e cheio de compromissos e responsabilidades, por isso, assuma um compromisso com seu tempo de descanso.

Não adie suas férias nem deixe de passar mais tempo com a família. Descansar é muito valioso para quem busca uma melhor qualidade de vida.

9 – Tenha algum hobbie

Descubra aquilo que você mais gosta de fazer,  seja sozinho ou na companhia de alguém especial e organize sua rotina para exercê-lo.

Seja andar de bicicleta, fazer trabalhos manuais ou até mesmo cozinhar. Identifique uma atividade que lhe traga satisfação e tranquilidade.

10 – Planeje sonhos e projetos

Para nos sentirmos mais motivados é importante definirmos metas a longo prazo e ter sonhos a serem realizados.

Idealize algo que gostaria de ter e alcançar e crie um plano para alcançá-lo. Ter uma meta de vida é motivador.

11 – Controle suas finanças

A preocupação excessiva com dinheiro traz grandes problemas e nos causa muito estresse emocional e até mesmo físico.

Por isso, é muito importante que procure organizar suas finanças e controlar seus gastos. Sempre que possível procure fazer uma reserva de emergência e busque gastar com consciência.

12 – Contato com a natureza

A maioria das pessoas trabalham e moram nos grandes centros, convivendo com a poluição no ar devido a tantos veículos e indústrias.

De acordo com o site do Jardim Botânico, ter contato com a natureza promove o bem estar e nos dá uma sensação de relaxamento.

Portanto, sempre que possível procure estar perto da natureza ou faça atividades ao ar livre dentro de parques arborizados para conseguir desfrutar desse benefício que ajuda e muito a melhorar nossa qualidade de vida.

13 – Aprenda a lidar com imprevistos e problemas

Como seres humanos podemos dizer que é impossível vivermos sem enfrentar problemas ou nos depararmos com imprevistos, não é mesmo?

Por isso, comece a observar como você lida com situações assim e procure buscar se acalmar nestes momentos mesmo que pareça ser difícil.

Procure ajuda se for necessário, mas é importante saber controlar nossas emoções em situações difíceis afinal, enquanto vivermos, teremos problemas para resolver.

14 – Busque boas companhias

Estar perto de pessoas agradáveis e que te motivam ajudam bastante, inclusive para o nosso bem estar.  

Não tenha medo de cortar pessoas tóxicas da sua vida, eliminar esse tipo de companhia pode melhorar muito sua qualidade de vida.

15 – Tire um tempo só pra você

Não adianta somente trabalhar e trabalhar e não tirar um tempo de descanso. Seja meditando, lendo um livro ou curtindo um momento de relaxamento, procure dedicar um tempo só para você. Garanta momentos de diversão e saia da rotina.

Curiosidades

Qual o melhor país do mundo com a melhor qualidade de vida?

De acordo com o site Numbeo, que realizou um ranking baseado em dados e estatísticas, o país com melhor qualidade de vida é a Suíça.

O país é considerado, segundo o instituto, como o que tem melhor segurança, excelente assistência médica e ótima qualidade do ar.

Qual a melhor cidade do Brasil em qualidade de vida?

De acordo com a  Organização das Nações Unidas (ONU) que analisa a qualidade de vida em todos os países utilizando critérios que compõem o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a melhor cidade em termos de qualidade de vida é São Caetano do Sul, que está situado no Estado de São Paulo, no ABC paulista.

Dicas bônus – Vídeos sobre qualidade de vida

Separei aqui alguns vídeos, com dicas incríveis de como ter e melhorar sua qualidade de vida, confira:

Qualidade de vida: https://www.youtube.com/watch?v=aVP0dc3dvtA&t=346s

Como empreender com qualidade de vida: https://www.youtube.com/watch?v=QeaOrVrbn50

Trabalho, família, lazer. Dá pra conciliar? https://www.youtube.com/watch?v=y7DPe-nvgHc

Além desses vídeos com informações muito importantes, gostaria de deixar mais algumas dicas fundamentais que podem te ajudar a melhorar sua qualidade de vida.

Acredito que mais vale viver a vida mudando e lutando por algo melhor do que ficar à mercê das circunstâncias impostas por ela. 

Se você não mudar, ninguém fará isso por você, portanto se você acha que precisa ter mais qualidade de vida, comece hoje a pensar seriamente em algumas mudanças. Veja mais algumas dicas:

Decida rápido: estabeleça um objetivo específico, que ajude a melhorar sua qualidade de vida ainda neste mês. Pode ser uma simples ação, como dormir mais cedo, o importante é entrar no movimento da mudança.

Converse: com você mesmo, com seus familiares e descubra o que poderia trazer maiores benefícios coletivos. Conheço casais que adotaram um dia da semana para se dedicar à paixão, outros que dedicam-se aos filhos. Pense no coletivo.

Novo método de trabalho: adote um método que melhore sua produtividade: diminua suas reuniões na sexta-feira; reduza os horários de leitura de e-mails ; comece a dizer não e evite se sobrecarregar ; converse com seu chefe sobre suas necessidades. 

Se nada adiantar, pode ser um momento de pensar em trocar de trabalho, quem sabe?

Encontre o seu equilíbrio: estabeleça semanalmente pelo menos uma atividade para que você entre em equilíbrio nas suas áreas: física, mental, emocional e espiritual.

Sorria mais, sonhe mais, mude mais e reclame menos!

Livros sobre qualidade de vida

Se você faz parte do time que curte uma boa leitura, separei aqui alguns livros sobre qualidade de vida para garantir bons momentos de estudo e conhecimento, veja:

1 – Tríade do Tempo

Considerado o maior especialista em gestão do tempo no Brasil, Christian Barbosa oferece uma solução definitiva para quem deseja uma vida mais equilibrada, voltada para a realização dos seus sonhos. 

A partir do conceito de que o tempo se divide em três esferas – importante, urgente e circunstancial –, o autor ensina como equilibrá-las para melhorar seu desempenho e como agir caso você esteja desperdiçando energia demais na esfera errada. 

A prática dessa metodologia, já testada e aprovada por milhares de pessoas, vai permitir que você encontre um momento para respirar entre uma tarefa e outra e consiga se dedicar ao que é realmente importante para sua vida. 

A Tríade do Tempo traz ferramentas modernas que podem ser colocadas em prática tanto por quem utiliza agendas convencionais quanto por quem prefere soluções tecnológicas.

2 – Revolucione sua qualidade de vida

As pessoas não se dão conta das pequenas mudanças que destroem seus relacionamentos, metas, carreira, saúde física e emocional. Muitos jovens só enxergam que estão com problemas quando se tornam adultos frustrados. 

Nesse livro, você vai descobrir as ferramentas necessárias para gerenciar seus pensamentos, trabalhar suas perdas, se tornar líder de si mesmo e ser feliz. 

3 – Pílulas do bem-estar

O  psiquiatra e professor Daniel Martins de Barros reuniu 84 dicas para melhorar nossa qualidade de vida. 

Seu foco é estimular atitudes mentais e comportamentos que ajudem a emagrecer, dormir melhor, estimular a mente e ter relacionamentos saudáveis. 

Simples e bem-humoradas, suas pílulas de bem-estar mostram como incorporar hábitos benéficos e evitar os prejudiciais em sete áreas fundamentais.

O que achou dessas indicações? Se tiver alguma sugestão de livro que não citamos aqui, escreva nos comentários.

FAQ

1 Deixe seu comentário

Comente também

O seu endereço de e-mail não será publicado.