Pular para o conteúdo
Início » 5 dicas e 7 aplicativos de como planejar uma rotina diária

5 dicas e 7 aplicativos de como planejar uma rotina diária

Se o dia tivesse 30h, seria suficiente para você trabalhar, estudar, fazer networking e cuidar da sua saúde? Parece uma boa ideia, não é? Mas precisamos dizer algo: de nada adianta inserir mais horas ao dia se você não tem uma rotina diária bem planejada!

Organizar a rotina diária é essencial para dar conta das obrigações do dia a dia e manter um bom ritmo de produtividade, seja para fins pessoais ou profissionais, e ainda ter aquele descanso merecido para o corpo e a mente.

Porém, a maioria das pessoas nem sequer sabe por onde começar um planejamento ou o que otimizar na sua rotina – se algo já funciona bem, tenha certeza que pode ser melhorado.

Pensando nisso, preparamos esse artigo que te ajudará a entender a importância e como planejar uma rotina diária. Confira sobre o que iremos abordar:

Sumário

O que é uma rotina diária

Quando ouvimos a palavra rotina, geralmente associamos à monotonia, como se fosse uma coisa chata e ruim. Entretanto, seu significado e importância vai além do senso comum. De acordo com o dicionário, rotina significa: Caminho utilizado normalmente; itinerário habitual; rotineira.

Quer ver um exemplo? Diariamente você acorda, toma banho, veste uma roupa, prepara o café e escova os dentes. Pode ser que não necessariamente nessa ordem, mas todos os dias você faz essas atividades quase de forma automática.

A situação acima trata-se de um exemplo de rotina, melhor dizendo, uma rotina matinal que te prepara para começar o dia, e isso não é nada ruim, concorda?

A rotina diária consiste na sequência de atividades, procedimentos e/ou costumes que ocorrem de maneira ordenada dentro das 24h. Sua função é, justamente, servir como um guia do que deve ser realizado diariamente.

Benefícios da rotina diária

Planejar a rotina é benéfico por diversos motivos. Sem dúvidas, o principal deles é a melhor gestão do tempo, fator importante para organizar as tarefas e atividades de uma forma eficaz, direcionada para alcançar os objetivos mais rapidamente.

Embora exista uma maior preocupação com a gestão de tempo no trabalho, isso também se enquadra muito bem em nossa rotina pessoal, que vai desde a organização das tarefas domésticas até os momentos dedicados para lazer.

Também podemos listar como benefícios da rotina diária:

  • Ao definir horários específicos para as tarefas, fica mais fácil cumprir o que foi estabelecido e manter a produtividade.
  • Criar uma rotina ajuda a saber o que fazer e quando fazer, reduzindo então os imprevistos.
  • A redução de imprevistos consequentemente diminui o estresse e a ansiedade decorrentes de rotinas agitadas e bagunçadas.
  • Hábitos saudáveis são mais fáceis de se consolidar quando há uma rotina de constância e disciplina.
  • Ter horários certos para dormir e acordar melhora a qualidade do sono, fazendo com que seu corpo descanse.
  • Ao criar um ritmo equilibrado, você consegue destinar um tempo para o cuidado com a saúde e o lazer, reduzindo o risco de doenças físicas e mentais.

5 dicas de como planejar a rotina diária

Após conhecer diversos benefícios de criar uma rotina diária, certamente isso despertou o seu interesse em elaborar uma rotina melhor para seu dia a dia, não é mesmo? Então, confira abaixo cinco dicas para fazer isso da melhor forma:

1. Avalie como você gasta seu tempo

Uma pesquisa apontou que o brasileiro gasta em média 3 horas e 42 minutos por dia nas redes sociais, isso equivale a aproximadamente 56 dias do ano. Muito, não?

Não que seja ruim utilizar as redes sociais, afinal, se você for um social media essa plataforma faz parte da sua rotina de trabalho, mas caso não seja, esse tempo poderia ser destinado para outras atividades de autodesenvolvimento.

Para avaliar como você gasta o seu tempo diário, é preciso anotar tudo, desde o horário do banho até o deslocamento. Com essas informações você consegue identificar o que é tarefa essencial e o que é tempo ocioso.

2. Estabeleça um horário para dormir

Quando você não tem um sono de qualidade, isto é, dorme as horas recomendadas para sua idade e não acorda várias vezes na noite, o corpo não descansa como deveria e fica muito mais complicado executar as funções no dia seguinte, já que ele não “recarregou”.

Por esse motivo, é muito importante desenvolver uma rotina de sono com horários para se deitar e levantar. Acredite, o seu cérebro precisa desse descanso regular para funcionar bem.

Mas, se você tem dificuldade de pegar no sono, uma boa ideia é desenvolver uma rotina de desligamento, na qual você desliga todos os aparelhos eletrônicos uma ou duas horas antes de dormir, e evita cafeína depois das 16h.

3. Adote uma agenda

A lista de afazeres diários é enorme, logo, as chances de se perder na rotina são grandes. Por esse motivo, é importante ter uma agenda para organizar as tarefas do dia, manter o foco no que é importante e ser produtivo.

Você pode optar por agendas digitais – traremos algumas opções de apps ao fim do artigo – ou tradicionalmente as de papel. Não importa o tipo, o essencial é ter um lugar para fazer suas anotações de compromissos e tarefas importantes.

4. Aprenda a priorizar

É normal que algumas sejam mais importantes do que outras. Porém, você precisa ter um esquema claro de priorização de tarefas para dar mais atenção ao que de fato é importante e conseguir honrar com seus prazos.

Uma forma simples de priorização que recomendamos é anotar suas tarefas – pode fazer da semana – e listá-las com nível de prioridade (1, 2 ou 3), a duração estimada em horas e a legenda da tríade (I = importante, U = urgente, C = circunstancial).

5. Seja realista e persista

Não adianta planejar rotinas produtivas se você não vai conseguir cumprir. Então, não tente abraçar o mundo e inserir várias novas atividades na rotina. Procure, inicialmente, organizá-la dentro da sua realidade e possibilidades.

Dê uma atenção especial a novos hábitos saudáveis, eles são importantes para sua rotina, mas para serem consolidados precisam de persistência e disciplina. Não desista de você e da busca por uma vida mais equilibrada.

Confira esse vídeo e aprenda o segredo para um bom planejamento:

Aplicativos para organizar rotina diária

Trello – esse é um dos aplicativos mais famosos de organização e produtividade, podendo ser usado tanto para gerir a vida pessoal quanto profissional.

Sua interface composta por quadros e cartões permite criar o que quiser, desde checklists até anexar arquivos. As tarefas podem ser visualizadas em cronogramas ou tabelas, sendo também possível definir métricas de produtividade.

Google Keep – muitas pessoas desconhecem esse aplicativo, mas é um excelente recurso gratuito para criar e salvar conteúdos em formato de texto, lista, foto e áudio.

Além disso, o Google Keep se integra ao Google Agenda por meio de “lembretes” e ao Google Docs , o que garante a visualização de todas as notas sem sair do editor de textos.

Evernote – essa é mais uma ferramenta voltada para o gerenciamento de informações pessoais mediante um arquivo de notas. Nele, é possível armazenar arquivos de vídeos, imagens e diversos outros formatos.

Para gerenciar as tarefas é permitido, por exemplo, estabelecer prazos e utilizar sinalizadores e lembretes. Também é possível designar tarefas para outras pessoas e acompanhar seu progresso.

OneNote – consideramos essa como uma das ferramentas mais avançadas em termos de usabilidade e rotinas produtivas. Funciona como um bloco de anotações multifuncional que permite organizar e classificar os conteúdos em blocos de anotações, seções e páginas.

HabitNow – esse aplicativo te ajuda a inserir e controlar novos hábitos, você pode definir o tempo de duração de cada um, a prioridade e também inserir lembretes.

Outra funcionalidade bem legal do HabitNow é o registro e acompanhamento de tarefas do cotidiano, como se fosse uma agenda.

Pocket – se você gosta de ler e se manter informado, esse é o app ideal para salvar, organizar e classificar (com tags) conteúdos em um só lugar para ler mais tarde. É possível enviar notícias, artigos e vídeos.

Fabulous – esse é mais um aplicativo para ajudar com a criação e manutenção de hábitos mais saudáveis, auxiliando no aumento da produtividade, foco, saúde física e mental.

O interessante do Fabulos é que seus hábitos podem ser adicionados em três tipos de rotina: matinal, tarde e noturna. Em cada uma delas, você adiciona o que deseja, estipula horários e ainda recebe mensagens motivacionais.

Agora que você já sabe como criar uma rotina diária produtiva e quais ferramentas podem te auxiliar, que tal começar a montar o seu planejamento semanal? Comente abaixo.

Veja também:

Em quanto tempo você cria um novo hábito?

Precisa acordar mais cedo? Quer ser uma pessoa matinal?

FAQ – Perguntas Frequentes

Comente também

O seu endereço de e-mail não será publicado.