8 dicas essenciais para resolver problemas

Conheça 8 dicas essenciais para resolver problemas do dia-a-dia

Arrow

Identifique a situação que necessita resolver e o que o impede de conquistar o contexto desejado. De nada adianta estar insatisfeito com algo sem saber exatamente o que não está certo.

1. Definição clara e específica

Arrow

2. Posso de fato ajudar?

Se o problema for de outro, identifique se você poderá de fato contribuir para a solução. Seja sensato, pois ao invés de ajudar poderá prejudicar. Caso necessite não hesite em pedir ajuda!

3. Resolva por partes!

Arrow

Algumas situações são complicadas e demandam mais tempo para resolver, por isso divida em etapas. Ao deixar de analisar a situação na totalidade, ela tenderá a parecer menos difícil!

4. Busque novas soluções

Arrow

Procure pensar em resoluções diferentes das que você já tentou, a dica é pensar em ao menos 10 prováveis  soluções, com mais opções será provável que chegue a uma saída eficiente.

5.  Evite críticas, caso não haja resolução

Arrow

Se mesmo com empenho o problema não for solucionado, evite criticar os responsáveis, isso só vai gerar insatisfação no local de trabalho. Opte por dar sugestões para que o problema não se repita!

6. Atente-se ao necessário

Arrow

Foque no que realmente importa no momento, às vezes pode estar diante dos seus olhos. Ficar divagando ou criando teorias só vai desperdiçar tempo que deve ser gasto para resolver a questão.

7. Exponha a solução com a técnica rapport

Arrow

Rapport usa a persuasão para estabelecer conexão e empatia. É essencial que o outro se sinta integrado na resolução, assim receberá a sugestão apresentada de forma otimista 

8. Quando necessário, peça ajuda!

Arrow

Cada pessoa tem uma vivência e recursos próprios para enfrentar os problemas mais complexos. Muitas vezes o outro poderá sugerir uma solução inusitada que você nem sequer pensou.

MAIS

LEIA

 5 dicas para gerir seu tempo

5 dicas inteligência emocional

Dicas de como parar de reclamar